A Italgreen assina o primeiro estádio de grama sintética no principal campeonato brasileiro de futebol
O Joaquim Américo, conhecido pelos torcedores como "Arena da Baixada" ou "Caldeirão", sede do Atlético Paranaense desde a sua inauguração em 1924, foi alvo de uma importante intervenção feita pela Italgreen para a renovação do gramado.
Apesar de a última intervenção realizada, com vistas à Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o ter consagrado como um dos estádios mais funcionais e avançados do País, podendo receber 50 mil espectadores, foi necessário fazer um campo de grama sintética por causa da escassa luminosidade e oxigénio, que impediam o crescimento da grama. Neste âmbito, as características únicas dos produtos Italgreen conquistaram os potenciais clientes brasileiros no setor dos gramados sintéticos.
A empresa, de fato, com um calendarização perfeita, soube aproveitar esta oportunidade começando os trabalhos em dezembro de 2015 e concluindo-os no tempo recorde de dois meses. Com uma pontualidade exemplar, a instalação ficou pronta a tempo da partida Atlético PR-Criciúma, na qual a equipe da casa bateu a do Santa Catarina por 1 a 0.
Duplo triunfo, selado não só pelo resultado positivo do jogo, mas também pela grande satisfação com o novo campo assinado pela Italgreen, tal como testemunham os comentários favoráveis dos futebolistas de ambas as equipas, que confirmaram o extraordinário efeito natural do gramado instalado. Além de um resultado estético ideal, o gramado Italgreen reduz ao mínimo a abrasividade, garante a máxima estabilidade nas corridas e nenhum movimento do enchimento no momento do embate da bola no gramado, não emite odores desagradáveis e mantém a superfície de jogo fresca, inclusive a temperaturas climáticas elevadas.
O sistema 62 Lesmo HD Geofill N é o pacote utilizado para a Arena da Baixada: os 62 mm de altura do gramado produzido com fibras de grama de três tonalidades de verde tornam-o ainda mais real. Além disso, o enchimento de elevado desempenho foi produzido com Geofill® N, enchimento de grânulos orgânicos composto de uma combinação de elementos naturais e eco-compatíveis. À luz destas qualidades técnicas, o campo de Curitiba obteve a máxima homologação mundial FIFA Quality Pro.
Com esta intervenção, a Arena da Baixada afirma-se como a instalação esportiva de futebol mais moderna da América Latina e um dos melhores centros de treinamento do mundo. O sucesso desta intervenção não se limita unicamente à realização da Arena da Baixada, mas também do campo do centro de treinamentos do Atlético Paranaense.
A empresa bergamasca abriu assim as fronteiras do gramado sintético aos escalões de topo internacionais, promovendo a utilização da grama sintética, inclusive ao mais alto nível, no futebol mundial. Os resultados obtidos com estas intervenções levaram recentemente a Italgreen ao encontro de outras equipes de alta competição que ficaram impressionadas com os resultados obtidos na Arena da Baixada.